domingo, 22 de junho de 2008

Fatores ligados à Mensagem

1.Credibilidade do Comunicador: A reputação da fonte é um fator que influencia as mudanças de opinião da audiência. Um comunicador sem credibilidade incide negativamente na persuasão.



2.A ordem da argumentação: Analisa se são mais eficazes os argumentos na primeira ou na segunda posição de uma mensagem. A persuasão é influenciada sobretudo pelos argumentos contidos na primeira parte da mensagem. Chama-se efeito primacy caso se verifique a maior eficácia nos argumentos iniciais, e efeito recency caso os argumentos finais sejam mais influentes.

3.O caráter exaustivo das argumentações: Trata-se da utilização de ambos ou aspectos (positivo e negativo) de um tema controverso para modificar a opinião da audiência.



4.A explicitação das conclusões: Quanto maior o envolvimento do destinatário com o assunto, mas útil será deixar as conclusões implícitas. Para públicos pouco familiarizados, a eficácia da informação tende a acontecer com conclusões explícitas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o conteúdo, me ajudou bastante!